quinta-feira, junho 02, 2005

Trabalho e sucesso (2)

É lamentável que a cegueira ideológica dessas pessoas nao lhes permita perceber que a responsabilidade social das empresas consiste, precisamente, na busca do lucro.Se assim não fosse não haveria os sussecivos ganhos de eficiência e produtividade que têm permitido o aumento do rendimento.Se olhassem com atenção perceberiam facilmente que o responsável por em Portugal os preços serem mais elevados do que noutros países é o Estado e não as empresas, ora porque cobra impostos superiores, ora por causa dos custos da burocracia, ora ainda porque limita a concorrência, protegendo as más empresas em detrimento das boas.
Se houver realmente livre concorrência uma empresa só tem lucro se oferecer algo que os consumidores querem e o fizer em melhores condições do que as demais.
O problema de Portugal não está nos lucros das empresas, está sim no custo do Estado (que como sabemos está refém de algumas corporações... e não das empresas...)

(tentei colocar este comentário no Barnabé - blog de onde provém a o texto citado -, mas não consegui, era preciso fazer um registo - não surpreende que exijam tal burocracia, faz parte da sua matriz cultural)