segunda-feira, março 27, 2006

Qual é a coisa qual é ela?

Qual será a corrente de pensamento político que defende a instituição de um sistema de governo onde o indivíduo tenha mais importância do que o Estado, sob a argumentação de que quanto menor a participação do Estado na economia, maior é o poder dos indivíduos e mais rapidamente a sociedade pode se desenvolver e progredir, para o bem dos cidadãos?

Que concepção se caracteriza pela valorização da competição entre as pessoas, do amplo acesso a todos venderem o que produzem num mercado o mais amplo possível, da sociedade que decide o seu nível de consumo ou quanto poupa para a sua velhice; da família que se preocupa com sua a saúde escolhendo os seus próprios médicos ou os professores do seus filhos; além da competição económica em escala mundial como elementos reguladores e promotores de eficiência?

Qual a filosofia acredita que a desigualdade é uma consequência da falta de liberdade que o Estado impõe, ao retirar uma percentagem considerável do vencimento sob a forma de impostos para custear o Estado? - Isso acontece, por exemplo, no caso de um jovem que precisa contribuir desde o início de sua carreira para a Segurança Social. Segundo esta doutrina, a opção de decidir se se poupa ou não para a aposentadoria futura, caberia ao próprio indivíduo.

Que teoria prega ainda o estímulo da economia pela via da criação de empresas pela iniciativa privada, apoiando assim a redução da sua tributação sobre a renda, bem como a respectiva carga fiscal?

Que teoria será esta?
R: A teoria do Bom Senso.