sexta-feira, julho 08, 2005

Liderança!

Dilema moral

José Sócrates assumiu, ontem à noite, que a subida do IVA foi a medida que mais lhe custou a tomar.

"Eu passei por um dilema moral. Um dilema entre aquilo que eu disse na campanha eleitoral e a realidade do país. Entre o interesse nacional e a fidelidade a uma promessa eleitoral. E hesitei".

O primeiro-ministro garante, entretanto, que não aumentará mais impostos nem reduzirá benefícios fiscais até ao final da legislatura.

"Não. Não. Eu tenho bem consciência que o aumento dos imposto é uma receita negativa para a nossa economia. O meu objectivo é melhorar a performance da economia portuguesa".

No parlamento o Sr Ministro das finanças já não foi tão peremptório, ficando a maioria dos analistas convencidos que irá haver nova investidura contra a bolsa dos portugueses em breve (pelo menos durante esta ligislatura).