As Autárquicas e o país
Ao nível nacional inquestionavelmente o PSD ganhou as eleições autárquicas. Esta vitória deveu-se essencialmente a um combate pela credibilidade que tem várias faces: por um lado a ruptura do partido com alguns casos flagrantes de mau exemplo publico dos seus políticos, e, por outro, a implementação de um estilo de oposição competente, sério e responsável.
O PSD não se colocou ao lado dos grevistas e manifestantes, apoiou o governo na sua posição face a militares e juízes, não fez demagogia com os incêndios, elogiou medidas na educação sem tibiezas, e excluiu qualquer leitura nacional dos resultados autárquicos.
A explicação da derrota encontra-se noutros factores que se prendem com factores centrais que se prendem com a forma de estar na política e que os eleitores facilmente percebem. Desde logo a falta ao cumprimento de promessas eleitorais como sucedeu relativamente à questão do aumento dos impostos, o estilo prepotente e autista do Primeiro-ministro, as sucessivas nomeações partidárias vistas pela Opinião Pública como incompetentes, o desaparecimento do Governo enquanto o país ardia, a queda do Ministro das Finanças, as questões relativas à OTA e ao TGV, a indefinição no que respeita à política económica. Mas também a escolha de Mário Soares como candidato presidencial, a sucessiva ocupação de todo o estado pelos socialistas.
Em suma apesar de possuírem condições únicas, o PS revela-se incapaz de gerar confiança e credibilidade.
Uma nota relativamente ao caso de Braga o Eng.º Mesquita Machado venceu mas acentuou a sua já reconhecida condição de elemento incómodo para o PS-nacional, já que tornou ainda mais evidente a incapacidade de renovação e a ausência de alternativas ao nível autárquico no seio do PS-Braga o que é mau para a cidade, para o concelho e para a região. Isto quando parece consensual que se não fosse o voto tendencialmente mais “conservador” das freguesias rurais, Braga tinha mostrado mais do que o cartão amarelo que mostrou ao PS…
Estou convencido que a manter-se a qualidade da oposição em Braga, da próxima é de vez!
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home