segunda-feira, abril 24, 2006

A irracionalidade das SCUT's

Perante o aumento do défice estrutural das contas públicas -- como salientou o Boletim Económico da Primavera de 2006 do Banco de Portugal -- será que o Governo vai persistir na sua teimosia relativamente à manutenção das SCUT?

Na actual conjuntura, como é que se consegue justificar racionalmente -- repito, racionalmente -- a manutenção das SCUT?

Será que José Sócrates não percebe a incongruência do seu comportamento político?

Aos olhos da opinião pública, o que nós temos é a seguinte situação: o Governo mantém teimosamente a aposta nas SCUT, mas fecha maternidades e blocos de parto nos hospitais no interior do país.

Ora, para se poder combater esta comparação, a bondade da aposta nas SCUT deveria estar acima de qualquer dúvida. Acontece que não há -- que eu saiba -- estudos que mostrem que este pesado investimento por parte do Estado -- e em última análise, por parte de todos nós -- tenha efeitos que justifiquem essa aposta. Dito de outra maneira, não há estudos que mostrem, sem margem para dúvidas, que sem as SCUT o desemprego nessas regiões seria maior, a atracção de investimento seria menor e assim sucessivamente.

(do Bloguitica)