sexta-feira, setembro 16, 2005

Liberdade de expressão

Existirá plena liberdade de expressão em Portugal?
Muitos são as ocasiões em que esta questão me ocorre e, de um modo geral, por más razões, sendo que a resposta é invariavelmente negativa.
Desta vez esta questão foi-me sugerida por uma notícia que dá conta que está em discussão uma proposta de alteração ao Código da Publicidade segundo a qual passa a ser proibida " a publicidade que utilize a imagem da mulher ou do homem com carácter discriminatório ou vexatório".
"Consideram-se incluídas no número anterior as mensagens publicitárias que utilizem, enquanto objecto principal da mensagem, o corpo da mulher ou do homem ou partes do mesmo, como mero objecto desvinculado do produto que se pretende publicitar ou que associe a imagem da mulher ou do homem a comportamentos estereotipados discriminatórios", acrescenta a proposta.
Portanto passa a ser proibido apresentar uma mulher com uma panela na mão ou um homem musculado a transportar uma bilha de gás…
Claro que podem aduzir imensos argumentos para defender este tipo de proibições, mas a realidade é só uma: a nossa liberdade de expressão está fortemente corroída! E as coisas vão piorar. Salazar tinha uma excelente justificação para a Censura. Aliás, a liberdade de expressão não existe para que se possa dizer – por palavras, imagens, desenhos ou qualquer outra forma – aquilo que apraz aos outros ou aquilo que é politicamente correcto. Só faz sentido falar em liberdade de expressão quando a mensagem que se tem para fazer passar desagrada, a quem quer que seja.
Claro que há imensas pessoas que entendem que é melhor não haver liberdade de expressão…
Não perfilho dessa posição, e acho que a história mostra onde isso conduz…
Infelizmente estamos a trilhar caminhos que no passado conduziram a um mundo onde a rolha imperou…