quarta-feira, maio 24, 2006

"País de doutores"

Ao folhear uma revista “Sábado” com uns meses (de Novembro de 2005) deparei com um artigo intitulado “País de Doutores” que comparava as habilitações literárias dos governantes de vários países da UE.

Segundo esse estudo em Portugal a totalidade dos Ministros são pelo menos Licenciados, possuído alguns Pós graduações e Mestrados existindo nestes três que são doutorados.

Na Grécia, tal como acontece em Espanha a percentagem de Ministros Licenciados, não sendo tão elevada como a portuguesa é de cerca de 90%.

Na Suécia (país que se encontra no 2.º Lugar no Índice de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas) apenas 8 dos 22 Ministros têm formação Superior… Uma situação em tudo idêntica aos restantes países do norte da Europa.

Várias poderão ser as razões que podem explicar este fenómeno mas entre eles estarão sempre factores ligados essencialmente com a necessidade de reforçar a autoridade e a legitimidade com base em aspectos técnicos.

A verdade é que um político deve ser um interprete da vontade comum e para isso mais do que Canudos é essencial Bom Senso…