sexta-feira, outubro 12, 2007

Sucesso.pt (2)


Inúmeras empresas portuguesas perceberam a necessidade de investir nas fontes de inovação. Várias se contam entre o número das mais competitivas a nível mundial.

Sem pretender ser exaustivo seguem alguns casos ilustrativos:

Critical Software: É uma empresa de desenvolvimento de soluções para sistemas de informação críticos que é uma referência a nível global. A NASA e a ESA (European Space Agency) para evitar situações criticas que possam surgir nos seus sistemas, recorrem à Critical Software. O metro de Londres e os caminhos-de-ferro da Holanda Noruega, Finlândia ou Dinamarca quando necessitam de software para gerir o seu tráfego, procuram aquela empresa.

A par da Critical Software a SISCOG é uma outra empresa portuguesa de sistemas de informação que se encontra entre as mais competitivas do mundo.

A Number Five que é uma empresa portuguesa do sector da auto-identificação conquistou já 75% do Mercado global, em virtude do investimento em sistemas inovadores de self-id.

Ao nível do fornecimento de tecnologia para call centers e CRM, a empresa líder mundial também é portuguesa e chama-se Altitude.

Já que falamos em liderança a nível global a Chipidea lidera no design de soluções analógicas para a interface entre a tecnologia digital e o mundo real.

Tendo por base modernos centros tecnológicos como o existente no Vale do Ave, na Universidade do Minho e noutros pólos tecnológicos portugueses, empresas têxteis nacionais inovaram apresentando tecidos inteligentes, retardadores de incêndio, anti-bacterianos, com propriedades terapêuticas e hidratantes, entre outros.

No universo do vestuário inúmeras empresas se distinguem: a Fepsa, que manufactura chapéus, a Vicri, que confecciona vestuário para pessoas tão distintas como Tony Blair, o rei de Espanha, Bill Clinton, Hugh Grant, Ben Affleck e Luís Figo. Entre outras marcas como: Lanidor, Dielmar, Diniz e Cruz, Ímpetus, Salsa Jeans, Quebramar, e Throttleman que continuam a sua expansão além fronteiras.

Empresas portuguesas lideram também no domínio do calçado sector no qual Portugal ocupa o terceiro lugar entre os maiores exportadores. Noventa milhões de pessoas no mundo calçam sapatos Portugueses. Steven Spielberg é um deles. A marca portuguesa Swear forneceu sapatos para o filme Star Wars. E marcas como a Fly London, Yucca e a Aerosoles são referências mundiais.

Empresas como a Mobycomp, a Quadriga, e a Ydreams (criadora de soluções tecnológicas para fabricantes mundiais como a Adidas, a Vodafone ou a Nokia) são mundialmente reconhecidas pela contínua inovação tecnológica.

Ao nível de espaços comerciais Sonae Sierra lidera a Europa na criação e gestão desses gigantes do consumo.

Muitas mais empresas poderiam ser citadas dos vinhos - onde 4 empresas portuguesas colocaram vinhos nos top tem numa blind taste recentemente efectuada, à excelência das cerejas as levam a serem as eleitas dos bombons Mon Cherry, entre outros e muitos, muitos outros casos de sucesso em áreas diversas, que vão do turismo à navegação, da biotecnologia à banca, da indústria farmacêutica à arte ou aos sabonetes de que a marca portuense Ach Brito é aliás, um dos expoentes mundiais.

Ficam estes, alguns dos exemplos do modo como hoje, no mundo, se escreve Sucesso em português.

Nuno R. Silva