sexta-feira, outubro 28, 2005

Eu não me resigno!

Na apresentação do manifesto eleitoral de Cavaco Silva a Presidente da Republica alguns aspectos são de salientar. Permito-me destacar os seguintes por considerar que se constituem como os elementos fundamentais e aqueles que no momento o país necessita.

1. «O Presidente da República deve ser um agente desenvolvimento».
2. O aumento da coesão e justiça social só será possível através do combate «à economia medíocre».
3. «O desenvolvimento só é económico para ser social»,
4. «tudo fazer pelo respeito pelo equilíbrio de poderes consagrado na constituição», «se é certo que o regime democrático e pluralista hoje está bem implementado na sociedade portuguesa, também é certo que é necessário aprofundar a qualidade da democracia».
5. «De mim o Governo, qualquer Governo, pode esperar cooperação».
6. O crescimento da economia é essencial para combater o desemprego, enfrentar os «fenómenos da pobreza e exclusão social», «não podemos resignarmo-nos a um crescimento medíocre da nossa economia, eu não me resigno».
7. Ao contrário do que aconteceu nos primeiros 15 anos de Portugal após termos aderido à «família europeia» (quando nos aproximamos de Espanha e dos restantes Estados), nos anos mais recentes a economia portuguesa tem vindo novamente a atrasar-se.
8. Novos elementos, entretanto surgidos, como a globalização e o aparecimento da China como um gigante económico, provocaram o aumento da competitividade, sendo necessário empenho do PR em consciencializar «empresários, gestores e sindicatos» na necessidade de revitalizar e modernização a economia nacional.
9. O Presidente da República deve ser «intransigente em relação ao laxismo e corrupção», contribuir para assegurar a defesa de um «sistema de justiça célere e eficiente» essencial para a «credibilidade do Estado».
10. A escolha de responsáveis de empresas e organismos públicos, deve ser baseada em «considerações de mérito e não de critérios politico-partidários».